O aço inox tem um papel importante nos reservatórios de água mineral. Isso porque garante que as propriedades da água se mantenham inalteradas.
Sem dúvida, o aço inox é a melhor opção para qualquer indústria que trabalhe com produtos que exigem um rigoroso cuidado.
O que é água mineral?
Água mineral é água de uma fonte que contém vários minerais, como sais e compostos de enxofre. Portanto, a água mineral pode ser efervescente (ou seja, “com gás”) devido aos gases contidos.
A água mineral é definida como a água que é:
– Obtida diretamente de fontes subterrâneas protegidas de riscos de poluição.
– Caracterizada pelo seu teor de certos sais minerais e suas proporções relativas.
– Garantem a constância de sua composição, bem como a estabilidade de seu fluxo coletado em condições que garantem o aspecto microbiológico original pureza e composição química.
– Embalada perto do ponto de emergência da fonte.
– Não pode ser submetida a qualquer tratamento, no entanto, exceto para aqueles limitados, como carbonatação, remoção de ferro ou manganês.
A origem da água mineral
Embora a água cubra três quartos do mundo, a verdade é que a água própria para consumo humano está cada vez mais escassa. Sem dúvida, todos nós temos que fazer a nossa parte para conservá-la e cuidar dela como fazemos com nosso maior tesouro: a vida.
Por isso, as indústrias tem um cuidado especial na hora de armazená-la, tanto que preferem o aço inox como material de construção de seus tanques de armazenamento.
No entanto, a natureza nos dá um tipo muito especial de água das profundezas da terra, que foi enriquecida com minerais. Além disso, é naturalmente purificada por meio de filtragem durante sua jornada subterrânea.
O aço inox é importante na composição de um reservatório de água mineral
A higienização é um fator importante que deve ser priorizado quando o assunto é armazenamento de água. Isso porque a limpeza é algo de suma importância para qualquer indústria.
Portanto, um dos benefícios do aço inox na fabricação de reservatórios é facilitar a higienização dos tanques, o que evita a contaminação.
Certamente, quem compra uma garrafa de água mineral espera receber um produto de qualidade, por isso, é preciso ter atenção aos padrões de higienização exigidos para os reservatórios de água mineral.
De fato, para garantir isso, é preciso investir em reservatórios fabricados em aço inox porque além de ser resistente, ele é durável. Aliás, um tanque de aço inox pode durar até 20 anos com pouca manutenção.
Veja também: Diferenças entre aço inox e aço carbono em reservatórios de água mineral
Fácil acesso à água mineral
Tradicionalmente, as águas minerais eram utilizadas ou consumidas em suas fontes. Também eram usadas em spas, banhos ou poços.
Aliás, o termo “spa” vem de um lugar onde a água era usada para imersão. Além disso, a água era usada principalmente para banhos, terapias ou recreação.
Hoje é muito mais comum que a água mineral seja engarrafada e distribuída para consumo. Assim, é muito raro viajar até o local onde se encontra a água mineral para acesso direto.
Mineral vs. Mineralizado?
A água mineral e a água mineralizada são semelhantes, mas não idênticas. Então, a água “mineralizada” é a água que pode provir de uma fonte de água potável na qual são adicionados minerais, obtendo-se artificialmente as suas propriedades minerais.
Por outro lado, a “água mineral” se distingue por processos naturais e não por intervenção humana. Saiba que existem mais de 3.000 marcas de água mineral disponíveis comercialmente em todo o mundo.
As águas minerais podem ser classificadas de acordo com sua origem:
– Meteorológica: produzida por chuva, neve e degelo.
– Fóssil: formada a partir de sedimentos depositados no fundo do mar.
– Misturada: composta de uma mistura de água meteorológica e fóssil.
Por fim, o aço inox é a melhor opção para reservatórios que armazenam água mineral.
Veja também: Reservatório de água mineral em aço inox garante mais segurança