O reservatório térmico, também conhecido como boiler, é um recipiente feito em metal, alumínio e poliuretano, que serve para armazenamento de água aquecida através de placas coletoras de calor solar ou aquecidas através de sistemas elétricos.
A instalação do reservatório térmico é geralmente feita dentro do telhado e logo abaixo da caixa de água normal, em temperatura ambiente, fornecida pelo sistema normal de abastecimento.
Sua confecção é em aço inoxidável e possui isolamento em poliuretano com acabamento externo em alumínio. Para manter a água na temperatura ideal, o reservatório térmico ainda conta com apoio elétrico, dentro da voltagem necessária para manter a água aquecida em caso de temporada de chuva mais prolongada ou de meses de temperaturas mais frias.
Também é possível adaptar ao reservatório térmico qualquer outro sistema de aquecimento de água, como, por exemplo, um sistema a gás. E, para saber se a temperatura está no ponto ideal para uso, o proprietário pode solicitar a instalação de um termômetro digital, acompanhando a temperatura de dentro de sua casa.
Reservatório térmico também para piscina
O reservatório térmico também pode ser usado, além de banho e de uso na cozinha, para aquecer a água da piscina. O uso do reservatório para aquecimento da piscina é até mais prático do que água para banho, já que a própria piscina se torna um reservatório térmico.
Como o reservatório térmico é utilizado para armazenamento de água quente para uso doméstico, a piscina se torna um reservatório térmico, o que significa que poderá ser usada a qualquer hora do dia ou da noite.
Um reservatório térmico sempre é abastecido pelo outro reservatório, com água fria, proveniente do sistema de abastecimento, mantendo-o sempre cheio, ou seja, a água fria é encaminhada para o reservatório térmico e este, por sua vez, envia a água para o coletor solar, ou é aquecida pelo sistema elétrico ou a gás, e retorna para o reservatório com água aquecida.
Num reservatório térmico que funciona com radiação solar, os principais componentes são o coletor solar, que deve ter alto desempenho, e o próprio reservatório de água. No coletor solar acontece a transmissão do calor através de três processos: a condução, a convecção e a radiação.
A energia do sol incide por radiação e é absorvida pelas placas coletoras. Estas, por sua vez, transmitem o calor (ou energia) para a água que circula no interior da tubulação de cobre e uma pequena parte da energia é refletida para o ar que envolve a chapa. O coletor demonstra sua eficiência através da proporção das formas de energia, em relação à quantidade total de energia incidente.
No segundo componente do sistema, ou seja, no reservatório térmico, a água quente é armazenada por período prolongado, já que o reservatório é isolado termicamente, sendo abastecido pela caixa de água fria e mantido sempre cheio.
Em sistemas convencionais de aquecimento de água, esta circula entre os coletores e o reservatório térmico através de um sistema denominado termossifão, com circulação natural. A circulação da água, no sistema de termossifão, é feita através de convecção natural, em que a água se aquece, tornando-se mais densa, subindo do coletor para o depósito, onde esfria e desce novamente para o coletor.
Esse processo é contínuo, desde que se tenha radiação solar disponível e que a temperatura do coletor seja superior à do acumulador.
Reservatório térmico: economia de energia
No reservatório térmico a circulação de água também pode ser feita através de motobombas, criando um sistema de circulação forçada, ou bombeada, que pode ser instalado em piscina ou em sistemas de maiores volumes.
A bomba, nesse caso, irá forçar a água entre os coletores e o acumulador, sendo comandada por uma unidade de controle que, nos sistemas mais simples, reage à diferença de temperatura entre a água na saída dos coletores e a temperatura na parte mais baixa do depósito. Um acumulador, instalado no interior do edifício, juntamente com a bomba, podem consumir uma média de 9 kWh por mês.
O reservatório térmico é a forma mais econômica e ecologicamente correta para aquecimento de água para uso doméstico, trazendo uma excelente relação de custo-benefício, além de ser facilmente instalado.
As novas tecnologias aplicadas ao reservatório térmico e ao aquecedor solar reduzem o impacto ao meio ambiente e o sistema garante economia de energia elétrica, tornando o sistema uma parte da sustentabilidade exigida para os atuais conceitos de consumo.