Água mineral e água tratada: quais as diferenças?

05-agua-tratada

A água tratada que chega às residências é uma água que pode ser usada de forma tão segura quanto a água filtrada ou a água mineral. Em locais onde não há sistemas de tratamento, a água deve ser fervida por pelo menos 15 minutos antes de ser consumida. No caso da água mineral, a diferencia é que ela é fonte de minerais que fazem bem à saúde, enquanto que a água filtrada elimina possíveis resíduos que possam vir com a água tratada, eliminando também gosto ruim.

Para ser considerada potável, a água tratada deve apresentar algumas características, como não ter gosto, não ter cheiro e não ter cor, ou seja, ser insípida, inodora e incolor, além de não ter microrganismos que possam causar doenças, como os coliformes fecais.

A água tratada, que recebemos em nossas torneiras, é totalmente potável, mesmo quando apresenta algum gosto, resultado do cloro usado no tratamento, ou de metais presentes. Embora tenha algum gosto diferenciado, pode ser consumida sem qualquer problema.

Na água tratada é permitida a quantidade de 500 microrganismos a cada cem mililitros, quando, de acordo com a legislação, mesmo reservada em depósito de água limpa, indica que é uma água de boa qualidade. Portanto, no encanamento de rua, a água obedece a legislação.

Os cuidados necessários devem ser feitos pelo responsável pela residência, empresa ou condomínio, que deve mantê-la em reservatórios limpos e adequados para manter sua qualidade.

Água tratada em época de seca é boa?

Quando ocorrem períodos de seca, a qualidade da água tratada pode ser prejudicada, uma vez que a vazão nos rios e pontos de captação é reduzida, enquanto que esgotos e poluentes continuam na mesma quantidade, aumentando sua concentração e criando maior contaminação.

As épocas de seca ou de início das chuvas podem alterar a qualidade da água tratada, deixando-a com gosto residual. Embora o sabor seja controlado durante o tratamento, algumas pessoas podem perceber mais do que outras.

Nessa fase, caso perceba alguma diferença no sabor da água, é interessante troca-la por água mineral de qualidade e de boa procedência, garantindo a saúde da família.

Somente água não tratada provoca doenças

É importante, portanto, saber que a água tratada, mesmo trazendo algum gosto residual, não provoca qualquer tipo de doença. Somente em locais não há tratamento de água existe a possibilidade de contrair doenças em razão de má qualidade e da presença de bactérias, como a Salmonella, que provoca febre tifoide, ou Escherichia coli, que provoca diarreia, infecção urinária e colite.

A água não tratada, quando distribuída para consumo pode oferecer riscos mais graves, pelo contato com bactérias ou protozoários, podendo o consumidor inclusive contrair dengue, em virtude do armazenamento inadequado, quando se permite a reprodução das larvas do Aedes aegypti, o mosquito transmissor.

Água tratada e água mineral

A água mineral é considerada confiável por ser extraída de fontes naturais e de possuir função medicamentosa, com a presença de minerais que fazem bem à saúde. No entanto, também é necessário que passem por testes de qualidade, avaliando a quantidade de minerais em sua composição e se é indicada para consumo humano, devendo estar livre de qualquer tipo de microrganismo.

A água mineral, diferente da água tratada, possui componentes como ferro e magnésio, entre outros, e só é considerada mineral quando possui pelo menos 500 miligramas de substâncias por litro.

Quando retirada da fonte, a água mineral deve ir diretamente para o envasamento, devendo ser armazenada em local arejado e fresco, mantendo sua qualidade. Embora não tenha um prazo de validade, a forma como a água é estocada pode fazer com que ela seja contaminada, perdendo suas qualidades.

Em comparação com a água tratada, a água mineral apresenta uma deficiência: a falta de flúor em seu tratamento, uma substância que é forte aliada na redução da incidência de cáries. Além disso, água mineral que contém gás, ou seja, dióxido de carbono, podem ter aumentados os riscos de desenvolver osteoporose.

Ao fazer uso da água mineral, também é importante verificar sua quantidade de sódio. O recomendado é um máximo de 200 miligramas por litro. Acima disso, o consumo excessivo de sódio pode trazer riscos à saúde.

Fazendo uso da água tratada, qualquer pessoa possui maiores garantias de ter uma água de qualidade do que com o uso de água mineral. Enquanto a água tratada segue uma legislação específica, a água mineral deve ser avaliada pelo consumidor.

    SOLICITE UM ORÇAMENTO

    E-mail: jopemar@jopemar.com.br

    WhatsApp: (54) 9 9660-8864

    Para solicitar um orçamento, preencha os campos.
    Retornaremos prontamente.