Toda e qualquer água possui matéria orgânica e, dessa forma, mesmo a água potável mal armazenada pode estragar e se decompor.
Os últimos anos apresentaram um grande problema nas regiões metropolitanas, principalmente no Sudeste, e muita gente passou a estocar água em casa. No entanto, antes de ir enchendo baldes, galões e panelas, é preciso prestar atenção ao fato de que a água é perecível e, dependendo da forma como é armazenada, irá perdendo suas características e apresentando alterações na cor, na turbidez, no sabor e no odor, alterações que podem ser facilmente notadas.
A água deve ser armazenada num recipiente fechado, limpo e sem luz para que possa manter suas características por mais tempo, embora possa ainda conter algumas alterações que não são imediatamente percebidas.
Água mal armazenada apodrece?
Ao armazenar uma quantidade de água, é necessário também saber a qualidade dessa água. Quando dizemos que uma água apodrece, o que estamos vendo apodrecer é a matéria orgânica presente na sua composição.
Praticamente toda água que encontramos possui matéria orgânica em alguma concentração, e isso pode ser muito variável. Essa matéria orgânica, com o tempo, tende a se decompor, apresentando alterações que fazem a água parecer apodrecida.
Até mesmo a água mineral engarrafada possui um prazo de validade, que é de um ano. Após esse período, a água não deve ser utilizada para beber ou para cozinhar alimentos. Quando falamos em armazenar água em casa, a validade é bem menor e vai depender da quantidade de matéria orgânica presente no líquido e dos cuidados mantidos com seu recipiente.
Para armazenar água potável ou para cozimento, o vidro é um dos materiais mais adequados, já que pode armazenar pequenos volumes e é mais prático de ser lavado. Os reservatórios de maior porte também precisam dos cuidados de higienização, desde os menores, em polietileno, até os maiores, em aço carbono.
Cuidados ao armazenar água em depósitos
Reservatórios e depósitos de água de residências ou de empresas devem ser fechados para impedir a entrada de poeira e de corpos estranhos, da mesma forma que os recipientes menores, que devem ser limpos e, quando possível, desinfetados, feitos de material inerte que não reaja com a água armazenada.
Na água armazenada para consumo humano, cozimento de alimentos, lavagem de louças e banho, a água deve receber a adição de hipoclorito de sódio. Esta regra é válida inclusive para a água trazida por caminhões pipa ou pela água fornecida pela rede pública.
É importante observar que, mesmo fervendo, nem todas as bactérias morrem. O tratamento com hipoclorito de sódio exige apenas um litro do produto para cada mil litros de água. Após a adição do produto, é preciso aguardar algumas horas para fazer uso da mistura.
Depois de receber o tratamento, a água deve ser armazenada longe da luz e do calor, num depósito fechado. O sol evapora o cloro da água muito mais rápido e, mesmo que o depósito esteja vedado, o produto perde suas propriedades. É preciso também lembrar que o calor favorece a proliferação de microrganismos.
Quando se armazena água em recipientes menores, é preciso prestar atenção às condições de higiene dos vasilhames. O ideal é que sejam novos, que só tenham sido usados para armazenar água e que não tenham sido higienizados com produtos químicos de limpeza. Com todos os cuidados, a água pode ser armazenada por até seis meses.
Fazendo uso racional da água
Mesmo em épocas em que a água não se torna escassa, como ocorreu nos últimos anos, é recomendável que as residências e edifícios de condomínio tenham um depósito para armazenar a água da chuva, que tanto pode ser usada para limpeza dos quintais e áreas comuns, para irrigação de jardins e para lavagem de roupa.
A água da chuva pode ser recolhida através da calha, com um cano com tela na boca do depósito de armazenamento para filtrar as sujeiras maiores, como folhas e galhos, fazendo o seu tratamento, depois de armazenada, com a quantidade necessária de hipoclorito de sódio.
No depósito usado para armazenar a água da chuva, é recomendado fazer a higienização como em qualquer outro, a cada seis meses, sempre usando pano limpo, sem a aplicação de qualquer produto de limpeza.
Para fazer a limpeza, basta deixar um pouco de água no fundo do depósito, que vai servir para limpar as paredes e, depois, jogar água limpa nas paredes para terminar a limpeza, esvaziando o restante para preparar o depósito para armazenar novamente.