Conheça os diferentes tipos de água mineral

02 Conheça os diferentes tipos de água mineral

Sempre que nos referimos à água, nos voltamos para a água que utilizamos para beber, para preparar os alimentos, para nossa higiene e consumo doméstico ou industrial. Contudo, entre as águas que encontramos, temos vários tipos, cada uma com suas características, desde a água mineral até a água salgada.

Conforme a salinidade apresentada pela água, podemos ter a água doce, salobra ou salgada. A água doce é a que apresenta menor quantidade de sal, ou cloreto de sódio, não evidenciando, naturalmente, que ela contenha açúcar. É essa a água mais utilizada pela humanidade, encontrando-se em rios, lagos e reservas subterrâneas, onde também encontramos a água mineral. A água doce, pela estimativa, representa apenas 2,5% de toda a água existente no planeta Terra.

A água salgada, por sua vez, é aquela que apresenta sais dissolvidos, contendo principalmente cloreto de sódio. Essa água é encontrada nos mares e oceanos, compondo cerca de 97,5% do total de água disponível em nosso mundo.

Além disso também encontramos a água salobra, um tipo de água com características intermediárias, possuindo maior quantidade de sais do que a água doce, embora menos do que a água salgada. É uma água encontrada em áreas de mangue, na foz dos rios, e também em depósitos subterrâneos, como a água mineral.

Além da água normalmente encontrada na natureza, podemos destacar outros tipos de água conhecidos, como a água mineral, a água destilada e a água deionizada. A água potável é aquela definida como água doce, própria para consumo, com características específicas, não possuindo cor, odor e nem apresentar microrganismos patogênicos, possuindo alguns importantes minerais naturais.

Água mineral, a melhor água potável

A água é considerada um solvente universal, além de ser uma substância necessária ao desenvolvimento da vida e a primeira coisa a ser investigada na procura da possibilidade de vida em outros planetas.

Normalmente, a água tratada que recebemos em casa, é água potável, servindo para beber e para atender nossas necessidades domésticas. Alguns tipos de água, no entanto, podem ser prejudiciais à saúde.

Na natureza encontramos fontes naturais de água em todos os estados físicos da matéria, como também em grande diversidade de temperatura. A água mineral é uma delas.

Enquanto a água que consideramos potável seja aquela que utilizamos para nossas necessidades, servindo para higiene, para beber, para preparar a alimentação, levamos em conta que ela não deve apresentar cor ou cheio, deve ser fresca e não trazer qualquer tipo de impureza.

Mesmo não se tratando de água mineral, a água fornecida pelas estações de tratamento precisa ter alguns sais minerais necessários ao nosso equilíbrio orgânico, devendo conter partículas iônicas, apresentando oxigênio dissolvido e algumas substâncias essenciais, como o cloro e o flúor.

Com relação à água mineral, sua diferença fundamental com relação à água potável está na maior concentração iônica de sua composição. Essa concentração, que se apresenta diferente com relação às fontes de onde ela é extraída, torna a água mineral importante no que se refere à bioquímica de nosso organismo.

Os principais minerais presentes na água mineral são o cálcio e o ferro, substâncias excedentes que não estão presentes na água potável.

A água mineral é formada no subsolo, onde passa por diversas camadas da terra, dissolvendo alguns sais minerais existentes nessas camadas. A água mineral que chega à superfície através das fontes, apresentam alta concentração de sais minerais, ou sais iônicos.

Principais tipos de água mineral

Os principais tipos de água mineral que encontramos na natureza são os seguintes:

  • Água mineral salobra, um tipo de água levemente salgada, que não forma espuma quando em contato com o sabão;
  • Água mineral termal, que, além de ter sais iônicos dissolvidos, sai da fonte com temperatura maior do que a temperatura ambiente. É um tipo de água que possui propriedades terapêuticas, servindo para o tratamento de algumas enfermidades, principalmente da pele;
  • Água mineral acídula, que possui maior taxa de gás carbônico, também chamada de água gasosa ou gaseificada. É um tipo de água recomendada para facilitar o processo de digestão;
  • Água mineral magnesiana, que possui elevada taxa de íons de magnésio, recomendada para ajudar no funcionamento do trato digestivo;
  • Água mineral alcalina, que apresenta alcalinidade maior do que 7, possuindo bicarbonato de sódio e servindo para aliviar a acidez estomacal;
  • Água mineral sulfurosa, um tipo incomum que contém substâncias à base de enxofre;
  • Água mineral ferruginosa, com alta taxa de íons de ferro, que ajudam no combate à anemia.

    SOLICITE UM ORÇAMENTO

    E-mail: jopemar@jopemar.com.br

    WhatsApp: (54) 9 9660-8864

    Para solicitar um orçamento, preencha os campos.
    Retornaremos prontamente.