Água mineral e sua diferença de outros tipos

Resultado de imagem para água

A água é conhecida por ser uma substância de origem natural, apresentando características como incolor, inodora e insípida. Sua composição é de duas moléculas de hidrogênio e uma de oxigênio.

Como todos sabemos, a água é uma substância abundante em nosso planeta, cobrindo aproximadamente três quartos da superfície do planeta. No entanto, muitas pessoas ainda não têm o conhecimento de que podemos encontrar diversos tipos de água na própria natureza e que muitas delas não são apropriadas para o consumo humano.

Na natureza podemos encontrar as seguintes classificações de água:

Água potável

A água potável é a única que podemos consumir e que não oferece substâncias tóxicas, além de não apresentar riscos de contrair doenças por contaminação. A água potável pode ser aquela tratada pelas empresas de abastecimento, proveniente de fontes de água mineral e de boa parte de rios e mananciais.

Água doce

Consideramos água doce toda aquela encontrada normalmente em rios, lagos e represas. Geralmente sua coloração é marrom, em razão de haver grande quantidade de resíduos minerais dissolvidos.

A água doce é aquela que precisa ser tratada antes de ser direcionada ao consumo humano. Nosso país é um dos que mais possuem água doce no mundo todo, em razão da grande quantidade de bacias hidrográficas, mas boa parte dessa água já está contaminada pela poluição e pelo mau uso.

Água salgada

A água salgada é encontrada no mar, possuindo um sabor característico em razão da grande quantidade de sais presentes em sua composição. Um dos principais é o cloreto de sódio, ou sal de cozinha, como é conhecido. É uma água que não pode ser consumida, devendo passar por um processo de dessalinização para uso humano.

Em razão da falta de água potável no mundo, alguns países estão aplicando o processo para retirar o sal e tornar a água própria para consumo. Um desses países é Israel, que desenvolveu um processo que está sendo utilizado em diversos outros locais.

Água mineral

A água mineral é o tipo de água mais saudável encontrado em nosso planeta. Seu uso é importante em razão da quantidade de minerais presentes, havendo mesmo alguns tipos de água que apresentam propriedades terapêuticas.

No Brasil também possuímos um grande número de fontes de água mineral, que são envasadas para serem vendidas aos consumidores.

Água poluída

A água poluída é aquela que apresenta alterações físicas, como turbidez, cheio, cor e sabor, não sendo própria para o consumo humano. A maior parte dos rios brasileiros se encontra poluída, principalmente em razão de esgotos não tratados e de indústrias poluentes.

Alguns rios, como o Tietê, em São Paulo, apresentam elevados índices de poluição, exigindo um tratamento ainda mais custoso para ser oferecida como água potável.

Água salobra

A água salobra apresenta como característica principal a quantidade de substâncias dissolvidas, sendo encontrada com mais facilidade em regiões de mangue e em algumas regiões do Nordeste. É um tipo de água que não pode ser consumida por pessoas, já que não oferece gosto agradável.

Água destilada

A água destilada apresenta grandes concentrações de hidrogênio e de oxigênio, com ausência de sais minerais ou qualquer outra substância. É a água da chuva, que abastece rios e lagos, podendo também ser produzida de forma artificial através do processo conhecido como destilação.

Como não oferece os sais minerais necessários para o organismo humano, não é uma água que deva ser consumida. Seu uso é aplicado como reagente industrial e também em baterias de veículos.

Consumo de água: somente a potável

O consumo de água sem tratamento, ou de água crua, pode provocar uma série de doenças, como diarreia, hepatite A, febre tifoide ou infecções causadas por coliformes fecais, além de leptospirose, salmonela e doenças como rotavírus, noravírus e cólera.

A infecção provocada por água crua ocorre porque as bactérias se desenvolvem no ambiente aquático com mais facilidade. É importante lembrar que mesmo água proveniente de uma fonte cristalina pode estar contaminada com algum tipo de bactéria.

Sintomas de que a água consumida pode estar contaminada podem incluir febre e calafrios, dores abdominais, perda de apetite, vômitos e diarreia.

A presença de quaisquer sintomas exige que a pessoa seja imediatamente conduzida a atendimento médico para aplicação do tratamento adequado. O paciente deve evitar a automedicação e consumir somente água de proveniência conhecida para beber ou água mineral para evitar a desidratação.

    SOLICITE UM ORÇAMENTO

    E-mail: jopemar@jopemar.com.br

    WhatsApp: (54) 9 9660-8864

    Para solicitar um orçamento, preencha os campos.
    Retornaremos prontamente.