No Brasil sempre houve um grande cuidado com a qualidade da água mineral, que é considerada uma das melhores do mundo.
Segundo o Código Brasileiro de Águas Minerais, que foi elaborado em 1945, água mineral é aquela proveniente de fontes naturais ou artificialmente captada, que possui composição físico-química definida e constante, com propriedades distintas da água comum, apresentando características que lhe oferecem uma ação medicamentosa.
Da mesma forma que alguns países europeus ou mesmo norte-americanos, o Brasil vem mantendo uma tendência de crescimento do consumo de água mineral natural engarrafada. Os números registram aumento médio anual de 10% no consumo per capita nacional que, embora expressivos, ainda estão abaixo do consumo de outros países.
Como é formada a água mineral
A água mineral que é captada nas fontes, quando chega à superfície já passou por todo um processo de transformação natural, sem interferência humana. A água mineral, dessa forma, é criada no momento em que a água da chuva penetra no solo, atravessando diversas camadas de minerais até chegar às camadas impermeáveis, onde é depositada.
Em todo o seu trajeto no subsolo, a água vai passando por diversas rochas, repletas de substâncias minerais, como, entre outras, o sulfato de cálcio e o carbonato, que são diluídos na própria água, tornando-a mais rica e fazendo com que obtenha propriedades medicinais de grande valia para o ser humano.
Assim que a água acumulada no subterrâneo sofre a pressão de novos volumes provenientes da chuva, ela sobe para a superfície, jorrando em fontes específicas, ou, como denominamos, nascentes.
Para que possamos usufruir dos benefícios terapêuticos da água mineral, precisamos saber que tipo de água estamos tomando, principalmente porque cada água tem uma composição físico-química exclusiva.
Na natureza, não existe uma fonte com água mineral igual a outra, mesmo que seja apresentada com a mesma marca. No caso de a fonte não ser a mesma, a água não será igual.
Isso ocorre em razão da própria natureza, responsável pelo subsolo por onde a água transita, controlando o conteúdo de sais minerais processados ao longo de centenas ou de milhares de anos, passando por diversos tipos de rocha, onde a água é filtrada, além da influência de sua composição e a radioatividade e temperatura de cada fonte.
A qualidade da água mineral para substituir a água potável
Como podemos constatar, o nível de qualidade de vida e de ambiente em que vivemos está se tornando cada vez mais precário. Mesmo a água, que deveria ser totalmente limpa e potável, está ficando comprometida.
Os rios, represas e lagos estão cada vez mais poluídos, apresentando uma água cada vez mais suja e repleta de contaminantes em razão do próprio descaso humano, que não cuida do meio ambiente como deveria.
A água é essencial para nossa saúde. Eliminamos, em média, 2,5 litros de água por dia, uma quantidade que precisa ser reposta para que tenhamos boa saúde e um organismo funcionando como necessário. Através dos alimentos, conseguimos repor uma quantidade razoável, mas precisamos complementar o equilíbrio hídrico diário, tomando água pura e natural.
Por isso, o mercado de água mineral no Brasil está se expandindo, registrando um crescimento médio de 10% a cada ano. Nosso país é o quarto maior produtor de água mineral no mundo, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Água Mineral.
Os números podem dar uma melhor ideia do crescimento do setor de água mineral: em 1995, o Brasil produzia cerca de 1,5 bilhão de litros de água mineral. Em 2005, essa produção chegou a 5,6 bilhões de litros e, em 2007, a 6,8 bilhões. No ano de 2013, a produção chegou a 7,17 bilhões de litros, de acordo com os dados dos Relatórios Anuais de Lavra (RAL).
Esse crescimento demonstra que a água fornecida pelas empresas de abastecimento não é mais confiável. Dessa forma, cada vez mais as pessoas estão se voltando para o consumo de água mineral, principalmente pela falta de confiança no tratamento das águas por parte das concessionárias, além da falta de manutenção no equipamento e na aparelhagem de encanamentos que levam a água para o consumidor final.
Assim, que quisermos continuar mantendo nossa saúde em dia, a melhor maneira é utilizar a água mineral, que se mostra muito mais pura e confiável do que a água fornecida nas torneiras.