A água mineral, quando na natureza, não tem qualquer prazo de validade. Enquanto está sob a terra, nos aquíferos, mesmo que se passem centenas ou milhares de anos, ela estará protegida de qualquer contaminação.
O problema da validade começa a partir do momento em que a água mineral é engarrafada. A água, como qualquer alimento, é bastante suscetível a contaminações. Assim, se estiver em uma garrafa mal fechada, ela poderá entrar em contato com bactérias presentes no ambiente.
Da mesma forma, embora seja mais raro, caso haja microrganismos nocivos no ambiente, a água mineral pode provocar problemas de saúde, como diarreia, por exemplo.
Podem ainda ocorrer outros problemas, mesmo se a garrafa ou o galão de água mineral estiverem fechados, como ocorre com a temperatura. Uma temperatura ambiente acima de 35°C aumenta a possibilidade de multiplicação das bactérias naturais presentes na água, podendo alterar o seu cheio e sabor.
Para reduzir qualquer possibilidade de contaminação da água mineral, as engarrafadoras seguem as determinações da lei, estabelecendo um prazo de validade que, de acordo com a embalagem, é variável. Assim, por exemplo, uma garrafa de água mineral de vidro possui validade mais prolongada do que uma garrafa de plástico, já que o vidro consegue isolar o líquido por muito mais tempo do contato com o ambiente.
Veja os prazos de validade das embalagens de água mineral:
- Água mineral sem gás em vidro: 24 meses;
- Água mineral sem gás em garrafa PET: 12 meses;
- Água mineral sem gás em polipropileno: 6 meses;
- Água mineral com gás em vidro: 12 meses;
- Água mineral com gás em garrafa PET: 6 meses.
De uma maneira geral, as garrafas PET, produzidas a partir de tereftalato de polietileno, são bastante seguras, porém podem alterar o gosto da água mineral se tiverem contato com fumaça de gasolina, produtos químicos ou pesticidas. Se estiver armazenada em garrafa de vidro, no entanto, o isolamento é maior, aumentando o seu prazo de validade.
Da mesma forma, é preciso ter cuidado com a temperatura. Se uma pessoa deixa uma garrafa de água mineral no interior de um veículo, durante o dia, por mais de 8 horas, os próprios componentes da água geram alteração no sabor.
Água mineral engarrafada: validade de 6 meses a 2 anos
Segundo a ABINAM – Associação Brasileira de Indústrias de Água Mineral e a ANVISA –Agência Nacional de Vigilância Sanitária, quando a água mineral se encontra engarrafada alguns componentes presentes em sua fórmula começam a agir e, em razão disso, essas entidades determinaram um prazo de validade de acordo com o material em que foi engarrafada.
Depois de aberta, uma garrafa de água mineral deve ser consumida em, no máximo, duas semanas, desde que a água esteja na geladeira.
Da mesma forma como a água engarrafada em materiais plásticos ou de vidro, também os galões possuem prazo de validade, mas, nesse caso, o prazo é determinado de outra forma.
Quando se trata de galões plásticos retornáveis de 10 e de 20 litros, é necessário prestar atenção no prazo de validade do próprio vasilhame. O DNPM – Departamento Nacional de Produção Mineral determinada, em duas portarias (de 2008 e 2009), que o prazo de validade dos galões é de 3 anos.
Segundo a DNPM, o prazo de 3 anos foi estabelecido uma vez que, depois desse tempo, os galões começam a se desgastar em razão do transporte, do calor e da lavagem para serem reaproveitados. Um galão é reutilizado, em média, 150 vezes em 3 anos, e isso pode comprometer a higiene do material.
O consumidor, portanto, deve prestar atenção ao prazo de validade da água mineral, uma vez que a legislação brasileira é bastante rigorosa com a qualidade do produto engarrafado. A fiscalização é feita desde a captação na fonte ou no aquífero até a chegada ao consumidor final, mas não é tão eficaz no caso de garrafas nas prateleiras dos supermercados ou nos armazéns das empresas que comercializam o produto.