Se você ouviu falar que o aço inox é o melhor material para a fabricação de um reservatório de água mineral, mas ainda tem algumas dúvidas, neste artigo vamos explicar por que o aço inox é a melhor opção.
Saiba que há uma grande variedade de aços inoxidáveis que apresentam resistência à corrosão. No entanto, o mais amplamente utilizado é o aço inox austenítico padrão 316. Ele é recomendado para todas as superfícies que entram em contato com algum tipo de produto.
Todo o aço inoxidável é igual?
Na verdade, os aços inoxidáveis são uma família de ligas, que podem ter uma grande variedade de propriedades, dependendo do seu uso. Os aços inoxidáveis são frequentemente usados por sua aparência ou resistência à corrosão, mas também por sua resistência ao calor.
O melhor tipo de aço inox é escolhido de acordo com o tipo de aplicação. Os graus se encaixam em grupos da família, são eles: os chamados de austeníticos, ferríticos, duplex e martensíticos ou endurecimento por precipitação, dependendo de sua estrutura cristalina.
O aço inox não enferruja
A rigor, o aço inoxidável não enferruja. Mas como todos os materiais, existem alguns ambientes que são muito corrosivos e eles serão atacados. Afinal, até o ouro se dissolve numa mistura potente de ácidos nítrico e clorídrico.
E às vezes, quando o aço inoxidável é atacado, o produto da corrosão se parece com a ferrugem. O aço inox resiste à corrosão melhor do que a maioria dos outros metais por causa de uma camada passiva muito fina e incolor que se forma espontaneamente na superfície.
Quando a camada passiva é violada, geralmente ela se forma novamente de maneira espontânea. Em ambientes agressivos, como em regiões litorâneas onde há muito sal no ar, a camada passiva pode não ser capaz de se formar e como resultado pode ocorrer alguma corrosão.
Embora o aço inoxidável possa parecer ‘enferrujado’, ele irá corroer muito mais lentamente do que a maioria dos outros metais, e ainda poderá ser reparado muito tempo depois de qualquer outro metal comum de engenharia.
Aço inox 316
O aço inox 316 oferece cerca de 9.000 vezes a vida útil do aço carbono. O grau 304 seria semelhante, embora não tanto. E isso em um ambiente onde cada milímetro de aço carbono seria completamente corroído em cerca de quatro anos.
Obviamente, a camada passiva da qual o aço inoxidável depende para proteção deve ser formada. Frequentemente, quando ele parece estar enferrujado, na verdade ele foi contaminado com aço carbono, que enferruja, é claro! Assim, o aço inox leva a culpa.
O segredo é fabricar o aço inox em uma área onde não haja contaminação com aço carbono proveniente de ferramentas, equipamentos e utensílios de armazenamento. E se houver contaminação, o aço deve ser tratado para removê-lo.
Saiba mais: Benefícios do aço inox em reservatórios de água mineral
O aço inox não é magnético
Alguns tipos de aço inoxidável, incluindo os mais comuns, os austeníticos, não são magnéticos. Mas a maioria dos tipos: os ferríticos, martensíticos, duplexes e os graus de endurecimento por precipitação, são magnéticos.
A resistência à corrosão não é afetada de forma alguma pelo fato de o grau do aço inoxidável ser magnético ou não. Isso porque a resistência à corrosão depende de quantos elementos de liga que ele possui, especialmente cromo e molibdênio.
Mesmo os austeníticos podem se tornar um tanto magnéticos quando são deformados. Tente colocar um ímã no canto de uma pia de aço inox, geralmente algum magnetismo pode ser detectado.
A incrível capacidade do aço inox austenítico de se deformar sem quebrar é usada para personalizar um tanque de armazenamento da forma que o cliente precisa.
O aço inox é caro?
Os aços inoxidáveis custam mais do que os aços carbono. Mas o desempenho extra deles compensa a diferença. Normalmente, os aços carbono precisam ser pintados para proteção contra corrosão e, mesmo que o custo de instalação inicial seja mais baixo, sua vantagem desaparece no dia em que for preciso repintar. Sem dúvida, o custo do aço inox por dia será muito menor durante sua vida útil.
Por fim, o aço inox é o melhor material para a fabricação de reservatórios de água mineral.
Veja também: Como funciona o processo de higienização de reservatórios de água mineral