A água é uma substância básica para manter nossa saúde, regulando as funções orgânicas, mantendo a temperatura corporal e o bom funcionamento do sistema circulatório. Quando fazemos uso da água mineral, os benefícios são ainda maiores.
As pessoas estão cada vez mais conscientes de que precisam manter as boas condições de saúde e, nesse ponto a água mineral é a mais indicada. O aumento no consumo vem demonstrar essa tendência.
O mercado de água mineral vem crescendo, em média, 20% ao ano e, hoje, o Brasil é o oitavo produtor mundial de água envasada, com 7% de participação nas vendas no mundo todo.
A água mineral é definida como aquela proveniente de uma fonte natural ou de fonte artificial, possuindo composição química ou propriedades diferentes da água potável comum, normalmente com alguma ação medicamentosa.
Como é classificada de acordo com sua composição química, com a origem da fonte e a temperatura e através dos gases que a compõem, a água mineral oferece diversas opções para o consumidor.
Com composições diferentes, a água mineral é um suplemento nutricional bastante eficiente, havendo aquelas indicadas para a saúde dos dentes e dos ossos, para problemas digestivos, para problemas de ansiedade e, inclusive, com poderes anti-inflamatórios.
A importância da água mineral em nosso organismo
Nosso corpo é composto de inúmeros minerais e nutrientes, mas a água toma parte em 70% do organismo. Por isso, a água mineral é essencial para nossa vida e para o bom funcionamento de nossos órgãos.
Entre as funções que a água mineral beneficia nossa saúde, estão as seguintes:
- A água mineral beneficia os rins, que possuem 83% de água, além do coração e dos pulmões, que possuem pelo menos 80% da substância;
- A água mineral age como lubrificante para os olhos e entre os ossos;
- O funcionamento do sistema nervoso e a atividade cerebral são bastante beneficiadas com água mineral;
- Além disso, a água também ajuda a regular a temperatura do corpo.
Durante o tempo todo estamos eliminando água de nosso. Apenas através da respiração, perdemos 0,3 litros por dia e, quando a temperatura ambiente é mais alta ou quando fazemos atividades físicas, perdemos 0,8 litros por hora. Além disso, todos os dias, perdemos pelo menos 1,5 litros com a salivação, a urina e a evacuação.
Quando o volume de perda de água começa a se aproximar de 1% do nosso peso corporal, podemos entrar no processo de desidratação, já que todos os órgãos dependem da quantidade equilibrada de água, muito melhor se for água mineral.
Precisamos repor a água de forma constante, da mesma maneira como precisamos respirar e a quantidade recomendada gira em torno de 2 litros de água por dia, incluindo, evidentemente, o líquido presente em sucos e nos alimentos.
A falta de água no organismo começa a criar os primeiros sintomas da desidratação, como dificuldade de concentração, dores no corpo, dor de cabeça e hipertensão, entre outros. Sem repor a água no organismo, uma pessoa não passa mais de 48 horas sem que tenha riscos sérios de saúde e da própria vida.
Água natural e água mineral na natureza
Embora o planeta Terra seja um enorme reservatório de água, a maior parte não é disponível para o consumo humano. Os oceanos possuem cerca de 97,5% de toda a água, enquanto que 1,9% estão localizadas nas geleiras e nas calotas polares e 0,6%
pode ser encontrado no subterrâneo, nos lagos, nos rios e na atmosfera. Apenas 0,6% de toda a água da Terra pode ser usada para consumo dos seres humanos.
A água mineral faz parte desse 0,6%, sendo obtida diretamente de fontes minerais, sem qualquer alteração em termos de qualidade, de pureza e de características naturais.
Na água mineral, nenhum elemento é adicionado ou retirado, havendo um rigoroso padrão estabelecido internacionalmente para manter suas características, desde a captação na fonte até chegar ao consumidor final.
Os sais minerais presentes na água mineral oferecem grande contribuição para nossa nutrição e saúde:
- O flúor previne as cáries;
- O sódio fortalece os músculos e os nervos;
- O magnésio previne a hipertensão;
- O cromo regula nossas taxas de açúcar no sangue;
- O cobre absorve o ferro na forma de hemoglobina;
- O manganês ajuda no sistema reprodutivo;
- O zinco melhor nosso sistema imunológico;
- O cálcio previne a osteoporose;
- O bicarbonato previne os níveis de acidez no estômago;
- O sulfato ajuda na digestão.
A água mineral é uma das melhores alternativas para reduzir as doenças acumuladas pela falta de saneamento básico e para melhorar as condições de saúde da população.