Água mineral: nem toda água engarrafada é mineral

11 Agua mineral

Ao comprar água mineral é preciso analisar bem o rótulo, uma vez que nem toda água engarrafada vendida em supermercados é mineral. Não se trata apenas de falta de informação, mas também de qualidade, uma vez que parte da água engarrafada pode não ser totalmente pura.

As engarrafadoras de água mineral devem, por determinação legal, informar o consumidor o que ele está comprando, destacando o que seja um produto totalmente mineral de uma água adicionada de sais minerais, ou seja, uma água tratada com adição de nutrientes para ficar semelhante à água mineral.

A Anvisa – Agência de Vigilância Sanitária prevê em sua regulamentação as condições e informações necessárias para a venda de água engarrafada e um dessas exigências é a informação em destaque do que é água mineral e do que é água adicionada de sais minerais.

Nos últimos anos, em diversos estados brasileiros, houve um significativo aumento de relatos de dor de barriga ou de mal-estar relacionados ao consumo de água engarrafada. Os órgãos de fiscalização, ao fazerem o levantamento, identificaram diversos problemas em algumas marcas de água.

O fato exigiu maior fiscalização por parte da Anvisa e dos órgãos responsáveis pela saúde pública. Desde o engarrafamento até a distribuição, a água deve ter acompanhamento para garantir sua qualidade, já que existem muitos pontos de risco de contaminação e de perde das propriedades da água mineral.

Um levantamento da Anvisa identificou 46 fabricantes de águas adicionadas de sais minerais em 16 estados brasileiros, o que exige do consumidor muito mais cuidado na leitura do rótulo, identificando a procedência da água, sua fonte, suas propriedades químicas e se realmente é uma água mineral ou não.

Queixas sobre qualidade da água mineral

Um dos cuidados a ser tomado é com relação a rótulos praticamente iguais. Em algumas cidades houve queixas sobre a qualidade de água mineral comprada no mesmo local de costume por consumidores, que apresentava a mesma marca que os consumidores compravam, mas que não tinham o invólucro de plástico no gargalo.

Sem a verificação necessária e com o costume de comprar a mesma marca, os consumidores levaram a água, julgando ser água mineral, e começaram a passar mal, com náuseas, dor de barriga e ânsia.

Denúncias similares foram apresentadas em diversos estados, tanto ao Ministério Público quando à Vigilância Sanitária, havendo hoje diversos inquéritos em andamento, principalmente em razão da falta de informações no rótulo.

No ano de 2016, somente no Rio de Janeiro, a Vigilância Sanitária de Angra dos Reis fez coleta de 36 amostras de água entre os meses de janeiro a maio, analisando 18 marcas de água mineral. Entre elas, sete tiveram problemas, com seis por falta de informação no rótulo e uma tendo sido identificada com contaminação microbiológica.

Diante da falta de uma fiscalização mais rígida por parte dos órgãos responsáveis, cabe ao consumidor fazer a verificação do rótulo, tomar os devidos cuidados com o vasilhame e só comprar garrafas de água mineral devidamente lacradas, sem vestígio de violação.

Havendo qualquer problema de saúde depois do consumo da água mineral, o consumidor deve fazer a devida reclamação junto à Vigilância Sanitária, tendo o cuidado de guardar o vasilhame para que seja analisado.

Além disso, ao consumir a água mineral, qualquer pessoa deve prestar muita atenção a mudanças no sabor, no odor ou na coloração, que podem ser sinais de contaminação.

Cuidados com o galão de água mineral

A água mineral é vendida também em galões e muitos consumidores não têm conhecimento de que esses galões têm prazo de validade de três anos, além do fato de que um mesmo vasilhame pode ser usado por mais de uma empresa engarrafadora.

Diante disso, é importante que, ao comprar água mineral em galão, o consumidor tenha a devida atenção com relação à marca e ao rótulo e verifique cuidadosamente a data de validade do galão, evitando trazer para casa uma substância que pode ser nociva.

Esses cuidados são necessários principalmente porque a água é um alimento essencial, que deve ter qualidade e apresentar as características necessárias para a manutenção de nossa saúde.

    SOLICITE UM ORÇAMENTO

    E-mail: jopemar@jopemar.com.br

    WhatsApp: (54) 9 9660-8864

    Para solicitar um orçamento, preencha os campos.
    Retornaremos prontamente.