Tomar água mineral de galões é seguro para a saúde? Pode ser que você já tenha ouvido essa pergunta, embora possa nunca ter tido a preocupação em saber que tipo de água beber, como, por exemplo, do filtro, do purificador ou da torneira.
A qualidade da água é importante para que tenhamos um funcionamento regular em nosso organismo, principalmente quando está muito calor e a umidade do ar mais baixa. Por isso, devemos ter alguns cuidados na escolha da melhor água, seja ela água mineral ou provinda de filtros e purificadores.
Somente no Brasil, anualmente ocorrem mais de 20 mil mortes por ano em razão da ingestão de água contaminada, o que nos leva a ter mais um motivo de preocupação para encontrar a água mineral mais adequada para o consumo. Os problemas de água contaminada acontecem principalmente no verão, quando o calor é mais forte e temos maior incidência de chuvas.
Diferenças entre a água mineral de galão e outras procedências
Para saber as principais diferenças entre a água mineral de galão, água de filtro ou de purificador, devemos buscar pela qualidade. O primeiro passo, e o mais importante, ao comprar água de galão, é procurar o selo do Inmetro, o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial.
Para que tenham esse selo, as empresas distribuidoras de água mineral precisam atender a algumas especificações, como retenção de partículas, redução do cloro e de bactérias. O selo do Inmetro apresenta quais são as características do produto.
Além disso, também é importante verificar se não existem rasuras no selo, uma vez que qualquer sinal diferente pode indicar que o adesivo tenha sido retirado de outro produto.
Se você quiser ainda mais segurança com relação à água mineral, poderá passa-la por um filtro. Os filtros podem ser encontrados em versões de barro, de plástico ou inox. Os filtros de plástico e inox trazem uma vela que filtra a água, impedindo a passagem de impurezas, porém não reduzem o índice de cloro ou a presença de bactérias. Além disso, também é importante lembrar que os filtros devem ser limpos periodicamente, para permitir melhor qualidade na água que você bebe.
De onde vem a água mineral
A água mineral é captada diretamente na fonte e, de acordo com a legislação, não deve sofrer qualquer tipo de tratamento. Assim, ela não possui o gosto de cloro típico da água da torneira, que passou por um tratamento.
Como se trata de água captada na natureza, de forma geral a água mineral possui certa quantidade de sais minerais que lhe oferecem um sabor típico, além de propriedades nutricionais especiais, dependendo da fonte.
A água mineral de uma fonte nunca é igual a de outra fonte. Ao compararmos águas de fontes diferentes, vamos ver que são diferentes as concentrações de sais minerais e de outros elementos necessários para nossa saúde.
A água mineral dos galões deve ser envasada na fonte
Uma questão importante para a água mineral manter qualidade é o envasamento, que deve ser feito direto na fonte. Contudo, mesmo que a água esteja pura e própria para o consumo, não vai adiantar se as condições de higiene no local estiverem degradadas, ou mesmo se os galões não seguirem padrões rigorosos de higienização.
Um galão de água mineral não pode ser reutilizado por mais de três anos. Durante esse período, deve sempre ser muito bem higienizado a cada reutilização. Além disso, os galões não podem ficar expostos ao sol, seja durante o transporte ou no armazenamento, já que o calor aumenta o risco de contaminação.
Ao receber um galão de água mineral em sua casa, o consumidor deve lavar a sua boca com água limpa e detergente neutro antes do uso, sendo ainda recomendado que um galão seja consumido no prazo máximo de uma semana.
A água mineral bem tratada e bem cuidada, mesmo em galão, é a melhor bebida para sua saúde. Se você tomar os cuidados necessários ao receber os galões em casa ou no seu ambiente de trabalho, ela é totalmente segura.