O reservatório de água deve funcionar como uma poupança de água potável, desde que haja uso correto, mantendo sempre uma reserva. No caso de o serviço de abastecimento interromper o fluxo de água tratada, seja para fazer manutenção na rede, seja por algum acidente, mantendo o reservatório cheio, sempre haverá uma reserva para atender as necessidades.
É necessário manter a qualidade da água, principalmente quando ela é destinada ao consumo humano, com bons métodos de armazenagem. Se for necessário buscar água potável fora do abastecimento da rede pública, é necessário evitar contaminação entre a fonte e o local de consumo e o melhor método é manter um reservatório de água higienizado.
Reservatórios de água, como sabemos, são dos mais diversos tipos e tamanhos, desde os grandes depósitos, destinados a empresas, fazendas e locais de maior fluxo ou moradia de pessoas, até os depósitos menores, próprios para residências com poucas pessoas.
Em todos os tipos de reservatório é necessário manter a quantidade certa de água potável, devidamente armazenada, para que, no caso de escassez temporária, que pode ocorrer por diversos motivos, o local possa garantir o consumo de forma autônoma, mesmo que por tempo limitado.
O armazenamento correto de água potável previne sua contaminação, sendo necessário evitar a exposição a agentes nocivos, como germes, bactérias, vírus e agentes poluentes, como poeira, dejetos e detritos.
Não havendo abastecimento da rede pública, a água potável deve ser coletada em fontes que apresentem garantia de sua qualidade, como rios limpos ou nascentes ou de fontes subterrâneas, através de poços comuns ou artesianos. Normalmente, a água subterrânea é a que apresenta melhor qualidade, já que é protegida contra a contaminação do ambiente.
Armazenamento correto da água potável
Para evitar que a água potável seja contaminada e apresente problemas de saúde, os reservatórios exigem alguns cuidados especiais, como a sua limpeza periódica e cuidados com a construção e instalação do equipamento.
De forma geral, reservatórios de grande porte exigem projetos específicos para não apresentar qualquer risco de segurança, com a utilização de tintas atóxicas e de boa qualidade e confecção do equipamento com aço certificado.
No reservatório de água potável é desaconselhado o uso de produtos químicos, principalmente quando a coleta é feita fora da rede de abastecimento. No caso de água coletada em fontes e poços é necessário proceder sua análise para verificar a potabilidade.
A limpeza de um reservatório de água potável deve ser feita pelo menos a cada seis meses para prevenir qualquer risco de contaminação, mantendo-a sempre fechada para evitar o acesso de insetos e roedores e a queda de folhas ou outros detritos.
Como garantir o fornecimento de água potável
Para garantir o constante fornecimento de água potável é necessário fazer uma estimativa das necessidades diárias de água no local (residência, condomínio ou empresa). Para isso, basta somar as quantidades para determinar o volume de água necessário por um mínimo de três dias, com essas quantidades sendo contadas diariamente:
- Água potável para beber, pelo menos 2 litros por pessoa;
- Água para higiene pessoal, pelo menos 4 litros por pessoa;
- Água para o vaso sanitário, pelo menos 10 litros por pessoa (essa água não precisa necessariamente ser água potável. A quantidade no reservatório pode ser reduzida, desde que haja uma reserva de água para reuso).
- Verifique outras necessidades de água potável, como para animais de estimação.
No caso de haver necessidade de água não potável, para uso humano, é necessário encontrar formas adequadas para seu armazenamento, seja em recipientes plásticos, em tanques ou barris, mantendo-os ao abrigo para evitar contaminação.
Nesse caso, a melhor opção são os recipientes de plástico, verificando antes se há qualquer restrição específica com relação a uso anterior, por exemplo.
Armazenamento de água potável fora do reservatório
Em caso de necessidade de armazenamento de água potável fora do reservatório, são necessários alguns cuidados, uma vez que o tempo de armazenamento depende da quantidade de luz que ela recebe e da sua temperatura.
Qualquer água contaminada é imprópria para consumo humano. Assim, é preciso seguir algumas orientações:
- Para água potável é necessário recipientes opacos. Caso tenha galões de água, verifique o prazo do engarrafamento antes de consumir;
- Sempre mantenha a água potável longe da luz, não permitindo, assim, que organismos possam se proliferar;
- Água potável deve ficar longe de qualquer substância que possa contamina-la, como fungicidas, inseticidas, produtos petrolíferos e outras substâncias químicas;
- Caso seja necessário tratar a água potável armazenada, use apenas uma gota de hipoclorito de sódio para cada litro de água (o hipoclorito é o alvejante doméstico). Misture bem e aguarde pelo menos duas horas antes de fazer uso da água.