O reservatório de água exige alguns cuidados especiais, havendo diversos métodos preventivos para garantir a qualidade da água fornecida aos moradores de uma residência ou um condomínio, ou ainda para os trabalhadores e clientes de qualquer empresa.
Entre os cuidados necessários que devem ser considerados para um programa preventivo de manutenção dos reservatórios, devemos considerar:
- A qualidade da água armazenada;
- A estabilidade do conjunto estrutural do reservatório;
- O aspecto econômico.
A qualidade da água armazenada em reservatório de água depende de sua correta conservação e da observação dos aspectos de sua estrutura, além de manter uma limpeza periódica a cada seis meses.
No caso de reservatório de água subterrâneo, é essencial observar a impermeabilização que, além de influir em alguns aspectos importantes, possibilita proteger a água de consumo contra qualquer tipo de contaminação adquirida do subsolo.
O solo apresenta presença de matérias orgânicas naturais para cada região, além de uma gama imensa de bactérias, de germes e de protozoários, oriundos de água contaminada e de vazamentos de esgotos domésticos e industriais.
A legislação municipal da maior parte das cidades exige a limpeza periódica a cada seis meses em qualquer reservatório de água, determinando o diagnóstico da qualidade do líquido oferecido para consumo.
Recomendações para a conservação do reservatório de água
Segundo a Organização Mundial da Saúde, é necessário realizar a cada seis meses a limpeza e a desinfecção dos reservatórios de água em residências e indústrias. Para reservatório de água acima de 5 mil litros, é necessário contratar uma empresa especializada em limpeza de reservatórios.
Para fazer a limpeza, as instruções da OMS são as seguintes:
- Fechar o registro de entrada de água ou prender a boia;
- Armazenar a água do próprio reservatório de água para uso enquanto se estiver fazendo a limpeza;
- Deixar no fundo do reservatório pelo menos 20 cm de água, fechar a saída para usar essa quantidade e para que não saia nenhum detrito pelo ralo;
- Usar um pano para lavar as paredes e o fundo do reservatório de água. Se o depósito for de fibrocimento, é necessário substituir o pano por uma escova de fibra vegetal ou plástico. Não deve ser utilizada escova de aço, vassoura, detergente ou qualquer produto químico;
- Retirar a água usada na lavagem e a sujeira restante com uma pá de plástico, balde e panos, secando o fundo com panos limpos e evitando passa-los nas paredes.
Com a saída do reservatório de água fechada, é necessário colocar para cada mil litros de água, quatro litros de água sanitária, deixando por duas horas e usando a solução para molhar as paredes com a ajuda de um balde ou uma brocha.
Após isso é necessário verificar, a cada meia hora, se as paredes secaram, fazendo nova aplicação, quantas vezes forem necessárias até completar duas horas.
A água tratada desta maneira não pode ser usada por duas horas, devendo esvaziar o depósito, abrindo todas as torneiras e acionando descargas de banheiro para desinfetar também as tubulações, aproveitando a água para lavar pisos e quintais.
Durante a limpeza é necessário também lavar a tampa do depósito antes de coloca-la no lugar e tampar bem para não permitir a entrada de insetos, poeira ou pequenos animais.
Para finalizar, é necessário anotar do lado de fora do reservatório de água a data de limpeza, abrir a entrada de água e deixar encher o depósito, com água pronta para ser usada.
Os cuidados com reservatório de água subterrâneo
No caso de reservatório de água subterrâneo ou semienterrado, é necessário ainda tratar a impermeabilização, garantindo que possa resistir tanto à pressão hidrostática quanto à compressão do solo.
A impermeabilização à base de cristalizantes adicionados à argamassa comum ou durante a concretagem é contraindicada, assim como também as mantas asfálticas ou butílicas.
O ideal é aplicar sistemas semirrígidos, com capacidade de se incorporar à base, transformando-se em parte da estrutura do depósito de água.
Também é preciso observar os acessos ao reservatório de água, não deixando aberturas para passagem de insetos ou de roedores, deixando a tampa com pelo menos 10 cm de altura, evitando a sua contaminação por águas da chuva ou de limpeza.
A estabilidade estrutural do reservatório de água subterrâneo pode ser observada através do nível de água de um dia para o outro, devendo se considerar também o aumento de consumo, que funciona como alerta contra impermeabilização deficiente ou outras falhas, como trincas e rachaduras.
Na conservação do reservatório de água é preciso lembrar que o maior patrimônio é a saúde das pessoas que se utilizam da água, evitando contaminação e doenças delas decorrentes.