Cuidados no armazenamento de água mineral

Resultado de imagem para armazenamento água mineral

Depois de captada na fonte e envazada, a água mineral não passa por qualquer processo de tratamento, sendo apresentada da mesma forma como foi captada, situação que vai exigir alguns cuidados específicos para seu armazenamento.

Dependendo das condições de armazenamento, a água poderá ter alterações em suas características.

O armazenamento adequado da água mineral deve ser observado desde o seu transporte, que deve seguir as resoluções da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, observando-se as recomendações em todas as etapas, inclusive na distribuição e nos usuários finais, residências e empresas.

Como armazenar corretamente a água mineral

Nos pontos de venda e nos estabelecimentos que fornecem água mineral aos consumidores, algumas especificações devem ser respeitadas:

  • O local de armazenamento deve ser sob teto livre de goteiras ou de vazamentos, evitando, assim, o desenvolvimento de bolor ou de umidade;
  • No local de armazenagem não pode haver incidência direta de luz solar, de claridade excessiva ou calor e umidade, já que essas condições podem permitir o desenvolvimento de algas, que estão naturalmente presentes na água mineral;
  • A temperatura do local de armazenamento deve estar abaixo de 25°C, preferencialmente em ambiente fechado;
  • A água mineral não pode ser armazenada juntamente ou próxima a produtos químicos que exalem odores fortes;
  • O ambiente do local de armazenamento deve ser higienizado sem o uso de produtos de limpeza com cheiros fortes;
  • Devem ser respeitados os prazos de validade tanto do produto quanto dos recipientes, quando se trata de galões de 10 ou 20 litros;
  • Os galões e garrafas de água mineral devem ser colocados sobre estrados limpos e secos, em bom estado de conservação e evitando contato direto com o piso. As embalagens devem estar a uma altura mínima de 45 centímetros do piso e das paredes e pelo menos 60 centímetros abaixo do teto;
  • Havendo ralos no local de armazenamento, eles devem ser sifonados e tampados, e nunca ralos comuns, que permitam a entrada de insetos;
  • O comerciante deve disponibilizar para venda em primeiro lugar os produtos que chegaram primeiro, observando a rotatividade da mercadoria.

Nas residências e empresas, antes do consumo final, os consumidores devem ser orientados com relação às seguintes especificações:

  • Os galões e garrafas de água mineral não devem ser expostos a locais com incidência direta de luz solar ou calor, para que não haja desenvolvimento de algas presentes na embalagem;
  • Deve-se evitar colocar as embalagens diretamente no piso ou muito próximas a paredes;
  • As embalagens de água mineral devem ficar longe do fogão, da passagem de animais e de ambientes com muita umidade;
  • Depois de abertos, os galões de água mineral devem ser consumidos em um período de 15 dias preferencialmente;
  • Os galões de 10 e 20 litros não devem ser utilizados para outras finalidades, uma vez que são embalagens retornáveis;
  • A proximidade com produtos químicos, com gás de cozinha, com combustíveis ou produtos com odores fortes deve ser evitada para não alterar as características da água mineral.

Outras recomendações para armazenamento da água mineral

Além desses cuidados, tanto o comerciante de água mineral quanto o consumidor, devem ter atenção com alguns outros cuidados:

  • Próximo às áreas de armazenagem da água mineral não é permitido fumar;
  • A água em garrafa ou em galão não deve ficar em carros fechados sob o sol;
  • Para evitar a entrada de luz, nas residências e empresas, os galões devem ser protegidos com capas protetoras;
  • Antes de colocar o galão no bebedouro é preciso retirar completamente o lacre e a tampa, guardando esta até o final do consumo.

Mesmo fechados e lacrados os galões de água mineral podem permitir o desenvolvimento de algas, que se transformam em um limo fino. Essas algas são organismos vegetais, presentes de forma natural na água que, mesmo sendo microscópicas, sob a luz solar conseguem se reproduzir.

Quando a água está sob luz solar, o processo de fotossíntese se inicia e, com ele, as algas começam a produzir clorofila, que é a responsável pela tonalidade verde das algas. O desenvolvimento pode ser lento ou rápido, dependendo do tempo de exposição à luz solar e ao calor.

Embora essas algas não sejam patogênicas, ou seja, não provocam qualquer problema de saúde, seu desenvolvimento vai alterar as características da água mineral, principalmente sua cor, brilho, odor e sabor.

    SOLICITE UM ORÇAMENTO

    E-mail: jopemar@jopemar.com.br

    WhatsApp: (54) 9 9660-8864

    Para solicitar um orçamento, preencha os campos.
    Retornaremos prontamente.