Devido as características especiais desse tipo de água, as áreas onde são realizados os processos de estocagem de água mineral, devem assegurar aspectos como limpeza e desinfecção, ventilação, iluminação e rotatividade dos estoques.
A área externa dos depósitos deve ser pavimentada e com drenagem adequada. Para realizar a envase, os funcionários devem receber uniformes e equipamentos de proteção individual, dentro das normas exigidas pelo Ministério da Saúde. Esse processo, em grandes indústrias, é totalmente automatizado, não havendo contato humano com os garrafões e as tampas.
A estocagem de água mineral em garrafões exige cuidados especiais em empresas distribuidoras. Após embaladas em garrafões plásticos de 20 litros, a empresa que realiza a estocagem de água deve tomar cuidados como evitar o contato com a luz solar direta, armazenar os galões em pallets e fazer iluminação com luz fria, pois o calor pode proliferar as bactérias existentes, alterando as propriedades da água.
Em 2009 foi sancionada uma lei que limita o período de uso de um garrafão por três anos. A data de validade deve vir impressa no galão e o consumidor final deve estar atento a isso e recusar produtos fora do prazo.
As indústrias de água mineral, que utilizam de reservatório de aço, devem estar atentas as normatizações para estocagem de água e assim garantir um produto de excelente qualidade para o consumidor.