O que você precisa saber sobre a limpeza do galão de água

O que você precisa saber sobre a limpeza do galão de água

Muitas vezes, em nossas residências, se torna mais prático adquirir os conhecidos galões de água mineral, pois, além de proporcionar métodos mais saudáveis de beber água mineral, traz economia para as famílias, se comparado a comprar garrafinhas todos os dias.

conversamos por aqui sobre as diferentes origens que a água mineral que compramos pode ter e também conversamos sobre os cuidados e riscos de reutilizar as garrafinhas de água mineral pode trazer.

Para evitar que sua saúde entre em risco por conta dos materiais que compõem a embalagem da sua água mineral, solucionamos algumas dúvidas que possam surgir, com o objetivo de ajudá-lo a lidar com as dúvidas rotineiras do dia a dia. Veja:

É possível que o galão de água fique esverdeado?
Conforme vimos em outras postagens, muitas marcas que comercializam água mineral, retiram o líquido de fontes minerais, sem a adição de produtos químicos ou a adição de conservantes. Por conta disso, alguns elementos microscópicos que compõe a água, como as algas, acabam sendo embalados junto a água que você bebe, e estes seres, realizam fotossíntese, ali mesmo, dentro do galão que é exposto a luz. Essa ação acaba deixando o seu galão verde, sem grandes riscos à sua saúde. Para evitar que isso aconteça, é recomendado fazer uso de uma capa protetora.

Como faço para manter a qualidade da água do galão na minha casa?
É possível conservar a higiene do seu galão que, por sua vez, manterá a qualidade da água que você bebe, por exemplo, antes de trocar o galão, limpe-o bem com água mineral e bicarbonato de sódio, assim como o bebedouro no qual ele será colocado. Da mesma forma, deixe o galão fora de luz, calor e outros produtos químicos e de limpeza. Sempre lembrando de realizar a limpeza pelo menos uma vez por semana nele. Também não esqueça de lavar bem as mãos antes da manipulação.

Sempre que possível, utilize papel toalha e álcool para executar o processo de limpeza, visto que ao se utilizar panos, pode acontecer a proliferação de fungos.

Outros métodos que ajudam a manter a qualidade da água dos galões, é observar se ao comprá-lo o galão está devidamente lacrado.

Como devo fazer a limpeza dos bebedouros?
Para o caso de utilizar os bebedouros, também é necessário que uma limpeza periódica seja realizada. Antes de tudo, segue completamente o bebedouro, escoando toda a água. Ao lavar o reservatório, faça uso de uma esponja complemente nova e que nunca tenha sido usada. O ideal é que ela seja utilizada somente para esta finalidade. Em seguida, faça uma mistura de bicarbonato de sódio e adicione uma colher de chá a um copo de água mineral, para lavar o bebedouro. Após executar a limpeza do bebedouro com a solução de bicarbonato de sódio, escoe o restante da solução pela torneira e enxague bem com água mineral. O ideal é que essa limpeza seja realizada a cada troca de galão ou no máximo a cada duas vezes em que forem trocados. Outro detalhe importante que precisa ser observado é que você deve sempre esvaziar todo o reservatório antes da troca do galão, para que a água nova não se misture com a velha.

Qual tipo de galão é o ideal: Pet ou PP?
Muitas pessoas não sabem, mas existe uma diferença entre os galões, transparentes (Pet) e opacos (PP). Quem optar pelos opacos (PP), ganhará uma vantagem maior visto que eles têm a capacidade de realizar uma ‘filtragem’ quando expostos a luz, o que permite uma durabilidade maior da água contida internamente. Qualquer que seja o caso, sempre é recomendado que se utilize uma capa protetora para não expor os galões a luz, independente do material.

Qual é o procedimento correto: retirar o lacre do galão ou apenas furá-lo?
Quando você adquire um galão de água no comércio, verificar para ele venha lacrado, é mais do que uma obrigação por parte do fabricante. Pois a chamada tampa, serve para isolar a água que você beberá do ambiente externo, que contém impurezas e demais males a sua saúde que contaminam a água. É mais do que necessário que o lacre/tampa seja retirado apenas no local em que o galão for instalado, assim como deve ser higienizado antes de extraí-lo, visto que, o lacre já acumula sujeiras e impurezas externamente.

Resumindo, furá-lo nunca deve ser a opção escolhida em virtude de todos os casos citados acima. Retirá-lo completamente é o modo como você deve proceder, executando as dicas citadas acima.

O pH da água é importante?
Saber como está o ph da água que você vai beber é mais do que importante, pois é a partir dele que se define o nível de acidez do líquido que, em excesso, pode ser prejudicial à sua saúde. Em tempo, vale lembrar que o ph mais saudável é o mais próximo do neutro, que é semelhante ao ph do organismo humano, pois isso impedirá que ocorram sensações de dores estomacais e demais males como azia e acidez.

Esperamos que estas dúvidas o ajudem a resolver quaisquer dúvidas que venham a surgir.

    SOLICITE UM ORÇAMENTO

    E-mail: jopemar@jopemar.com.br

    WhatsApp: (54) 9 9660-8864

    Para solicitar um orçamento, preencha os campos.
    Retornaremos prontamente.