O reservatório de água para poço artesiano é de grande importância para manter a qualidade da água retirada do subsolo, garantindo que possa ser distribuída sem qualquer tratamento e sem aditivos de qualquer espécie.
O poço artesiano tem essa vantagem: oferecer água de qualidade, limpa, que não precisa de qualquer tratamento e, entre as nações do mundo, o Brasil é privilegiado nessa área: temos 14% de toda a água doce do mundo e, apenas em um dos reservatórios subterrâneos na Região Nordeste, temos mais de 18 mil quilômetros cúbicos de água para uso humano, uma quantia que é suficiente para abastecer toda a população do Brasil por mais de 50 anos. E isso sem contar ainda com o Aquífero Guarani, que está sob toda a região Sul e parte da região Sudeste, avançando até os territórios do Paraguai e da Argentina.
Não basta, no entanto, apenas perfurar um poço artesiano que, muitas vezes, pode chegar à profundidade de mais de mil metros. É preciso os cuidados para que a água retirada do subterrâneo seja bem armazenada, mantendo a mesma qualidade que tinha enquanto estava sob a terra.
O reservatório de água para poço artesiano, portanto, deve ser de material resistente, que evite contaminação e que possa armazenar a água retirada do subsolo até que seja aplicada no uso doméstico ou comercial.
O uso de poço artesiano deve ser feito de acordo com a legislação
Muito embora a água esteja disponível no subterrâneo para uso da população, para se fazer a perfuração de um poço artesiano é necessário haver autorização do departamento de águas e energia. As empresas que perfuram poço artesiano precisam ser autorizadas para perfurar e construir toda a estrutura para o uso da água subterrânea.
No momento em que o poço artesiano começa a funcionar, ele precisa ser registrado (no Estado de São Paulo esse registro é feito no DAEE – Departamento de Águas e Energia Elétrica), para ter licença de uso, e essa é uma responsabilidade do contratante, isto é, de quem está solicitando a abertura do poço artesiano.
Entre a estrutura montada para o poço artesiano é necessário instalar reservatórios, que devem ser, preferencialmente, metálicos, produzidos em chapas de aço carbono, devendo ser dimensionados conforme determinadas regras e tendo o acompanhamento de um engenheiro responsável.
O reservatório de água para poço artesiano destinado a abastecimento público deve garantir a qualidade da água sem a necessidade de tratamento, uma vez que, em sua grande maioria, os poços artesianos não precisam de quaisquer aditivos, estando prontas para o consumo.
Os reservatórios de água para poço artesiano e suas normas
A legislação brasileira tem uma série de regras e normas para a construção dos reservatórios de água para poço artesiano. Entre elas, estão as normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas:
- NB 89, que trata especificamente da construção de tanques metálicos;
- NBR 6123, que trata da força dos ventos em relação às construções em geral, inclusive para torres onde serão instalados os reservatórios de água para poço artesiano;
- NBR 5008, que trata de chapas de aço de baixa liga e de alta resistência mecânica, com as regras de construção usando material resistente à corrosão atmosférica;
- NBR 6650, que trata de chapas finas a quente de aço carbono para uso em estruturas de reservatórios de água para poço artesiano;
- NBR 10777, que trata o ensaio visual em soldas, em fundidos, em forjados e em laminados.
Cada tipo de reservatório de água para poço artesiano deve ter um projeto específico, desde sua base de sustentação, devendo ser construído de maneira correta, dentro das especificações técnicas, já que se trata de uma construção de deve apresentar segurança e durabilidade, além da qualidade da água armazenada, garantindo a saúde da população servida por ela.
Enquanto a perfuração de um poço artesiano traz uma série de vantagens para o consumo, com economia de abastecimento da rede pública de água, com a valorização da área em que está instalado o poço artesiano e com o fim de qualquer tipo de problema de abastecimento, evitando o racionamento, fornecendo água com qualidade e sem necessidade de tratamento químico, a qualidade do reservatório também deve seguir os mesmos parâmetros, garantindo, também, que a água armazenada tenha a mesma qualidade de quando saiu do subterrâneo.