O reservatório térmico é aplicado para armazenar água proveniente do aquecimento solar, mantendo-a isolada do meio externo, o que possibilita ter água quente por vários dias.
Construídos para armazenar água aquecida, o reservatório térmico é fabricado em aço inox, recebendo um eficiente isolamento térmico para impedir a perda do calor para o meio ambiente.
O reservatório térmico é um depósito de água especial, contendo cilindros feitos de cobre, inox ou polipropileno e com um isolante térmico. Alguns reservatórios podem ter instalados o sistema de aquecimento auxiliar, que podem ser elétricos ou a gás, embora o sistema não exija esse componente.
Mais indicado para uso residencial, o reservatório térmico de 4.000 litros atende as necessidades de consumo de uma família média, embora sua capacidade possa variar até 20 mil litros. O dimensionamento do reservatório térmico deve atender as necessidades diárias dos moradores, calculando-se pelo número de pessoas, a quantidade diária de banhos, os pontos de uso de água quente e assim por diante.
Diferentes tipos de pressão no reservatório térmico
Um reservatório térmico pode ser projetado para baixa e alta pressão. No reservatório de baixa pressão, a indicação é para instalações em projetos onde a caixa de água fria fique logo acima do boiler, sendo um modelo mais econômico.
O reservatório térmico de baixa pressão não pode ser pressurizado ou alimentado com água da rede pública.
Os sistemas pressurizados e instalações onde a caixa de água fria está mais elevada exigem o reservatório térmico de alta pressão, que mais caro, embora proporcione melhor aquecimento na água em virtude da alta pressão e vazão de água, com a instalação de um pressurizador.
Para seu perfeito funcionamento o reservatório térmico deve obedecer aos desníveis indicados no projeto, não podendo ficar em nível acima dos coletores.
Em sistemas de circulação forçada ou bombeada, o reservatório térmico pode funcionar em perfeitas condições, não precisando obedecer às alturas de um reservatório instalado no sistema termo sifão.
Características do reservatório térmico
Normalmente, o reservatório térmico é instalado sob o telhado, abaixo do depósito de água fria, sendo confeccionado em aço inox e isolado com poliuretano, tendo acabamento externo de alumínio.
O reservatório térmico pode ter apoio elétrico de até 2.000 W se houver necessidade em virtude da temperatura externa, podendo ainda adaptar outros sistemas de aquecimento de água, como o gás. É possível também adaptar um termômetro digital para acompanhar a temperatura do reservatório de dentro da residência.
O uso de aço inox na construção do reservatório térmico evita a corrosão, preservando a qualidade e a temperatura da água quente através da camada isolante e da capa para proteção dessa camada. Os equipamentos do reservatório térmico podem ser montados horizontal ou verticalmente, podendo operar, dependendo do modelo, em pressões de até 6 Kgf/cm2 ou 60 metros de coluna d’água.
O tanque interno do reservatório térmico é o que fica em contato direto com a água, sendo construído em material resistente ao potencial corrosivo natural da água de abastecimento e das pressões de operação.
Para áreas onde a água é muito corrosiva, é recomenda o aço inox de tipo AISI 316L, embora o mais comum seja o AISI 304. Podem ser utilizados também o cobre e materiais plásticos, como o polipropileno.
Aço carbono revestido é um material apenas utilizado em reservatórios maiores, onde o custo-benefício torna esse uso mais interessante.
O isolamento do reservatório térmico, que cobre o tanque interno, sendo o responsável pela manutenção da temperatura, é geralmente aplicado com mantas de lã de vidro ou de rocha ou de poliuretano expandido.
O poliuretano tem como característica principal sua rigidez estrutural após a secagem, mas, contudo, só podem ser utilizados para temperaturas abaixo de 90°C. Quanto maior a espessura da camada isolante, melhor será o grau de isolamento do reservatório térmico.
Finalmente, a capa externa serve exclusivamente para proteger o isolante térmico. Essa capa pode ser feita em aço galvanizado, aço inox, alumínio ou qualquer material plástico de grande resistência, aumentando a rigidez do reservatório térmico como um todo.