A captação de água da chuva é uma maneira de economizar dinheiro com conta de água, além de preservar a natureza e para isso pode ser utilizado um reservatório para água pluvial. Existem duas maneiras conhecidas para captar essa água: a primeira é utilizando o telhado da casa e a segunda é revestindo o subsolo de uma área de encosta, construindo um reservatório de água pluvial em aço inox. É comum também o uso de materiais como o plástico para esse tipo de reservatório, porém, de acordo com especialistas, este não é o mais indicado. O plástico é pouco resistente as intempéries da natureza e pode se desgastar com muita facilidade, por isso, o mais adequado é usar reservatórios de aço inox.
Lembramos que a água pluvial não é potável, e por isso imprópria para o consumo humano, mas pode ser utilizada na irrigação de plantas, descargas no vaso sanitário, lavagens de roupas, pisos, carros, etc.
Para realizar a captação em reservatório para água pluvial, deve-se, primeiramente, escolher o local para a construção do reservatório de aço inox. O reservatório para água pluvial deve:
• Ser montado em um local baixo, podendo receber por meio da gravidade a água escoada de todos os lados do telhado;
• Procure por solos arenosos;
• Ser implantado com uma distância de no mínimo 10 a 15 metros de distância de fossas e lixões.
O reservatório para água pluvial em aço inox é ideal para empresas ou até mesmo pessoas físicas que desejam implementar um sistema de armazenamento de água das chuvas. Esse tipo de sistema, além de gerar ganhos financeiros, contribui para o meio ambiente, pois diminui consideravelmente os gastos de água potável.