A maioria das indústrias brasileiras prefere utilizar equipamentos fabricados com aço inox, pois eles garantem um produto final de alta qualidade. As empresas que trabalham com reservatórios de água mineral precisam garantir que a água seja de total qualidade, e o aço inox ajuda a atender essa expectativa.
A água mineral deve seguir as normas do setor para que seja liberada para o consumo. Exatamente por isso, os empresários procuram usar materiais que não alterem as características da água, sendo que o aço inox é o mais indicado. Isso porque é resistente à corrosão, não enferruja e é de fácil manutenção.
Importância dos reservatórios de água mineral
Hoje em dia, devido à importância do armazenamento de água para a indústria de água mineral, tornou-se primordial utilizar o aço inox na fabricação de reservatórios. Sem dúvida, o aço inox é um dos produtos mais utilizados no Brasil e no mundo.
Outro fator importante é que eles são resistentes a oxidação, são muito duráveis e de fácil higienização. Isso garante mais economia para as empresas, já que tendem a gastar menos dinheiro com reparos ou a substituição do reservatório.
Material de má qualidade gera prejuízos
Certamente, quando uma empresa usa um reservatório fabricado com material de baixa qualidade e sem as características ideais, a água armazenada nele pode ter algumas alterações. Isso causa muitos transtornos e prejuízos para as indústrias.
Felizmente, as principais indústrias brasileiras de reservatórios de água mineral prezam pela qualidade. Dessa forma, buscam utilizar os melhores materiais para o armazenamento da água, sendo assim, usam o aço inox de forma ampla.
Saiba mais: Benefícios do aço inox em reservatórios de água mineral
O que é aço inox
Aço inox é o nome de uma família de ligas à base de ferro conhecidas por sua resistência à corrosão e ao calor. Uma das principais características do aço inox é o teor mínimo de cromo de 10,5%, o que lhe confere uma resistência à corrosão superior em comparação com outros tipos de aços.
Da mesma forma que outros aços, o aço inox é composto principalmente de ferro e carbono, mas com a adição de vários outros elementos de liga, sendo o cromo o mais proeminente. Outras ligas comuns encontradas nele são níquel, magnésio, molibdênio e nitrogênio.
Características
O aço inox apresenta diversos benefícios para a indústria de água mineral. A seguir, vamos citar os mais importantes:
– Resistente a corrosão as mais variadas temperaturas.
– O aço inox tem alta durabilidade e é de fácil limpeza (o que evita contaminação pela presença de bactérias ou microrganismos nocivos).
– São fabricados com as dimensões e tamanhos adequados de acordo com as necessidades do cliente.
– Não altera as características da água armazenada porque não solta resíduos. Sem dúvida, manter as propriedades naturais da água é fundamental nesse setor de mercado.
De fato, com todas essas características os reservatórios de aço inox têm vários tipos de utilidades dentro das indústrias. Por exemplo: armazenar os mais variados produtos como a cerveja, sucos, iogurtes, vinhos, leite, iogurte, entre outros.
É preciso lembrar também que os reservatórios de água mineral devem ser instalados em locais seguros e controlados. De qualquer forma, o aço inox é adequado para qualquer ambiente, seja interno ou externo.
Veja também: Como funciona o processo de higienização de reservatórios de água mineral
Quais são as propriedades do aço inox?
O aço inox tem muitas propriedades desejáveis que contribuem para sua ampla aplicação na fabricação de reservatórios de água mineral. Acima de tudo, devido ao seu teor de cromo, é extremamente resistente à corrosão.
O teor mínimo de 10,5% torna o aço aproximadamente 200 vezes mais resistente à corrosão do que os aços sem cromo. Outras propriedades favoráveis para as indústrias que usam tanques de armazenamento são sua alta resistência e durabilidade, bem como tolerância a altas e baixas temperaturas.
Além disso, maior conformabilidade e fácil fabricação, baixa manutenção, longa durabilidade e aparência atraente, sendo ecologicamente correto. Uma vez que o aço inox é colocado em serviço, ele não precisa ser tratado, revestido ou pintado.
Conclusão
Por fim, as indústrias brasileiras de água mineral escolheram o aço inox para a fabricação de seus tanques. Assim, conseguem manter a qualidade da água produzida para o posterior engarrafamento e destino final.
Veja também: Tipos de aço inox para reservatórios de água mineral