Para atender às necessidades de armazenamento das indústrias de água mineral, o aço inox se tornou uma opção fundamental para o bom andamento das operações.
Existem diferentes tipos de aço inox no mercado que são conhecidos por sua resistência e durabilidade. Sem dúvida, essas qualidades tornam o aço inox a melhor escolha para reservatórios de água mineral.
Por que escolher o aço inox para fabricação de reservatórios de água mineral?
Os reservatórios de aço inox tem a capacidade de armazenar um grande volume de água mineral. De fato, esse é um ponto fundamental que deve ser considerado. Os reservatórios são feitos sob medida e projetados com perfeição para atender a qualquer necessidade de armazenamento.
O aço inox é o preferido da indústria por suas características exclusivas, incluindo resistência à corrosão, superfície à prova de intempéries, antivazamento e estrutura robusta. O uso do aço inox em reservatórios aumenta a sua capacidade de resistir a condições climáticas adversas.
A resistência do aço inox depende de vários fatores, incluindo o tipo de aço utilizado, o projeto e a espessura do reservatório, as condições de operação e a manutenção adequada.
A resistência do aço inox pode variar dependendo da temperatura de operação e do ambiente ao qual está exposto. Além disso, alguns produtos químicos ou temperaturas extremas podem afetar a resistência do aço inox à corrosão.
A seguir, confira alguns tipos de aço inox.
Aço inox 316
Da mesma forma que a indústria de água mineral, outros segmentos também procuram investir em um tanque resistente e durável para armazenar produtos que exigem cuidados especiais. O aço 316 é a melhor opção a ser considerada para fins industriais. Isso porque ele é resiliente e conhecido por suas fabulosas propriedades anticorrosivas.
O reservatório pode ser reforçado com o processo de soldagem. A característica marcante do aço inox 316 é que é projetado para se adequar perfeitamente às aplicações industriais.
Além de ser ideal para reservatórios de água mineral, o aço inox 316 também é adequado para o armazenamento de produtos químicos e no processamento deles. Você pode aproveitar modelos de diferentes formas, tamanhos, dimensões, especificações, características, propriedades físicas e mecânicas.
Tanques de aço inox 304
O uso global do aço 304 contribuiu para a sua popularidade. Fabricado principalmente a partir de cromo e níquel, é projetado para tanques com o objetivo de armazenar produtos químicos perigosos usados nas indústrias.
Como é altamente resistente à corrosão e pode ser facilmente transportado de um lugar para outro, pode ser uma boa aposta para reservatórios de água mineral. Os tanques de armazenamento de aço inox 304 têm propriedades físicas e mecânicas semelhantes às do aço 316.
Aço carbono
Reservatórios de água mineral fabricados com aço carbono são uma opção viável. Embora não ofereça um acabamento brilhante, está disponível a custos mais baixos que fazem com que sejam escolhidos por muitas indústrias. No entanto, é uma boa escolha quando o ambiente não é corrosivo. Os reservatórios feitos de aço carbono também são ideais para armazenar líquidos combustíveis.
Liga de níquel
O reservatório de liga de níquel é extremamente robusto e também oferece resistência à corrosão e facilidade de transporte. Por seu alto desempenho e resistência, atende a todos os requisitos industriais no que diz respeito ao armazenamento seguro de qualquer produto.
Facilidade de limpeza do aço inox
A resistência às manchas do aço inox provém de uma película extremamente fina e autoreparadora que se forma na superfície. Essa película oferece resistência às manchas e não contamina a água mineral armazenada.
Além disso, oferece total higiene, facilidade de limpeza e boa aparência estética que tornam o aço inox a escolha perfeita para diferentes indústrias. O aço inox não lasca e nem mesmo racha. Sem dúvida, reservatórios de água mineral fabricados com aço inox podem durar muitos anos com mínima manutenção.
Conclusão
Por fim, os reservatórios de aço inox são extremamente vantajosos e eficientes devido às suas incríveis características e facilidade de uso. Eles superam todas as expectativas dos usuários em termos de desempenho e longevidade. Portanto, escolha o melhor sem comprometer a qualidade.
Observe que há uma grande variedade de aços inoxidáveis que apresentam resistência à corrosão. Existem mais de 200 tipos. O mais amplamente utilizado, entretanto, é o aço inox austenítico 316.
Ele é recomendado para todas as superfícies de aço inox que entram em contato com algum tipo de produto, seja água, alimentos ou componentes químicos.
Veja também: Diferenças entre aço inox e aço carbono em reservatórios de água mineral